Lanceiro (Unidade Defensiva/Quartel)
Uma unidade que não precisa de pesquisa e fácil de recrutar devido ao seu tempo de produção e o seu custo. É a infantaria mais básica de todo o jogo e bastante útil, principalmente no inicio da TribalWars...
Os lanceiros são utilizados na defesa da aldeia mas em fases iniciais do jogo podem ser utilizados para atacar as aldeias abandonadas, pois é a infantaria mais rápida e com uma maior capacidade de saque da TW...
Têm uma baixa força de ataque o que leva em fases mais avançadas do jogo a utilização destas unidades só para defesa da aldeia...
É especializado na defesa contra Cavalaria Leve e Cavalaria Pesada devido a sua razoável defesa contra cavalaria...
Como tem uma Defesa Geral e uma Defesa contra Arqueiros baixa esta unidade é muito fraca na defesa contra Bárbaros, Arqueiros, Arqueiros a Cavalo, Catapultas e o Paladino (Apesar de o Paladino possuir características não o vou considerar como unidade quer de defesa quer de ataque...portanto não o vou enunciar neste tutorial...).
Espadachim (Unidade Defensiva/Quartel)
Esta unidade pode ser recrutada quando tivermos construído o Ferreiro. Possui uma melhor força de ataque do que os Lanceiros,contudo é uma unidade lenta e com uma capacidade de carga muito baixa sendo por isso medíocre para saquear aldeias ou mandá-los para retaliações...
Possuem uma razoável Defesa Geral e contra Arqueiros ( 50 e 40 respectivamente...).Ideais para quem quer manter Lanceiros, Bárbaros, Catapultas e inclusive Espadachins afastados da aldeia.
O seu ponto fraco é a sua baixa Defesa contra Cavalaria o que faz do Espadachim uma "presa fácil" tanto para a Cavalaria Leve como para a Cavalaria Pesada...
Viking (Unidade Ofensiva/Quartel)
Tal como o nome indica é usado em ataques (10 Bárbaros a atacar corresponde a 40 lanceiros a atacar) e esse é o ponto forte desta unidade...ele é rápido (em relação ao espadachim), contudo possui pouca capacidade de carga e não é muito efetivo para realizar saques em aldeias abandonadas...
Para Defesa da Aldeia é muito fraco...em todos os aspectos defensivos quer contra Cavalaria, Arqueiros entre outros...
Batedor ("Unidade espiã"/Estábulo)
Uma unidade terrivelmente útil...É usada para espiar os adversários a fim de saber os niveis dos edificios, o exército presente na aldeia e fora dela e os recursos que podem ser saqueados...
Para explorar uma aldeia basta atacá-la com exploradores...eles só morrem na mão de outros exploradores...por isso não é necessário saber as características desta unidade ( A Força de Ataque, Defesa Geral, etc...)
Se pelo menos um explorador regressar á sua aldeia saberá o nº de tropas inimigas...
Se 50% dos seus Exploradores regressarem saberá a quantidade de recursos do inimigo...
Se 70% dos seus Exploradores regressarem saberá o nível dos edifícios inimigos...
Se 90% dos seus Exploradores conseguiram regressar á sua aldeia saberá o nº de tropas inimigas fora da aldeia...
Fácil de recrutar devido ao custo e o tempo de treino possuem uma velocidade muito boa...contudo não tem capacidade de carga impossibilitando-os de saquear aldeias...
Cavalaria Leve (Unidade Ofensiva/Estábulo)
Ideal para quem gosta de saquear aldeias constantemente e em pouco tempo. A Cavalaria Leve é uma unidade ofensiva com uma significativa Força de Ataque, muito rápida e também com uma grande capacidade de carga...Fenomenal para ataques surpresa...Para o recrutamento destas unidades é necessário "muito" ferro sendo mais cara do que as unidades do Quartel...
Em termos defensivos a Cavalaria Leve pode ser utilizada para defesa contra outras Cavalarias Leves e Pesadas...Contudo é recomendável utilizá-las na ofensiva contra Espadachins, Bárbaros e Arqueiros a Cavalo.
São fracas na defesa contra Bárbaros, Arqueiros, Arqueiros a Cavalo, Catapultas e Cavalaria Pesada...